terça-feira, 22 de julho de 2008

Zombies!!!


Tá, eu tava apenas pensando em fazer um post sobre zumbis mas quando eu vi a nova tirinha do explosm não pude aguentar mais. Acho que poucos aqui sabem que dentre os trocentos filmes que já vi, os que mais gostei são na maioria filme de zumbis ou qualquer criatura que tenha origem/comportamento semelhante ao de zumbis (com exceção é claro de LOTR, Indiana Jones e outros clássicos que todo mundo conhece.). Claro, não era por causa do zumbi em si, porque gostava de ver o bixo lerdo morrer com um tiro na cabeça e sim por causa da reação do ser humano ( ou o que restava dele) em relação ao acontecimento. Não é a toa que um dos filmes que mais me impressionou foi "Eu Sou A Lenda" (sei que lá não são zumbis e sim seres humanos modificados por um vírus mas tá valendo visto que envolve criaturas bizarras/escuro/extinção da raça humana X) ) . Lá você pode ver como um ser humano agiria de verdade. Os 2/3 anos em que o cara fica lá na ilha isolado tendo que sobreviver às criaturas demonstram que ele vai ficando louco com o tempo e seu comportamento passa a ser fora do padrão do ser humano, e o modo como demonstram isso no filme é simplesmente íncrivel ( embora eu tenha curtido + o livro... Pra variar...).

Sem mais enrolação ai vai o meu acervo de filmes de undead criatures e de seres humanos alterados por virus ou qualquer palhaçada semelhante:

Antes de tudo uma palavrinha sobre Romero. Todo mundo que manja 1 pouco desse estilo de filme conhece Romero. George A. Romero foi o cara que produziu os filmes de zumbis + influentes de suas respectivas épocas. Seu nome é uma lenda nesse estilo de filme visto que os filmes dele possuiam/possuem tudo que alguém procura quando vai no cinema ver um filme desse gênero. É simplesmente um dos melhores, se não for o melhor. Pra provar isso vocês podem alugar ou baixar algumas obras dele para terem uma idéia:

1968 - Night Of The Living Dead <- teve remake em 1990 btw. 1978 - Dawn Of The Dead
1985 - The Return Of The Living Dead
1985 - Day Of The Dead
2005 - Land Of The Dead
2007 - Diary Of The Dead (câmera estilo Cloverfield, curti.)
---------------------
Outro filme BEM tosco mas que vocês podem vir a gostar não por causa do gênero e sim por causa do estilo cômico dos heróis (traduzindo: protagonistas) é Bio Zombie. É muito velho e é japônes se não me engano. Dá pra achar o torrent se procurar pelo google mas vai ser em inglês com legendas em inglês.
---------------------
Vale lembrar também 28 Days Later e 28 Weeks Later que foram ÓTIMOS filmes mesmo com o estilo do zumbi um pouco alterado (vide Speed Hack.)
---------------------
Image Hosted by ImageShack.us


Eu Sou A Lenda e 30 Days Of Night também tem uma certo clima de zumbis no filme embora seja totalmente o contrário dos zumbis. Nesses filmes você pode ver os zumbis pensando agindo como seres humanos e usando o ambiente a sua volta para favorece-los. Coisa inaceitável para um zumbi de verdade.

E por fim Shaun Of The Dead. Pros fãs desse gênero recomendo assistirem a todos que citei.



Mas histórias de zumbis não se resumem só a filmes. Também há os quadrinhos e livros só que como não tenho muito acesso às HQs vou falar de apenas 1 livro. "O Guia De Sobrevivência A Zumbis" de Max Brooks. Se você está afim de se "especializar" nesse assunto esse livro é o melhor. Ele ensina desde porque os zumbis são "retardados" até o porque de viver num deserto não ser uma má idéia. Eu acabei de ler ontem e recomendo.

Há MUITO mais conteúdo sobre zumbis mas o post ia ficar exagerado por isso recomendo a vocês que querem ver um pouco mais o melhor amigo de um nerd e lembrem-se:

"When there is no more room in hell... the dead will walk on Earth"

Um comentário:

Caetano disse...

incrivel como 99% dos filmes de zumbi
terminam com Dead rsrs